Páginas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

AGENDA D'A PERUA: JANEIRO 2013


Após um hiato de postagens A Perua da Cerveja retorna com sua agenda para divulgar os eventos cervejeiros do calendário de 2013, repassando inicialmente apenas os eventos agendados para o mês de Janeiro, são eles:

10/01 a 14/02 – SOMMERFEST
Quem não quiser esperar a chegada do mês de outubro para curtir a mais famosa festa de cultura alemã realizada no Brasil, a Oktoberfest, pode antecipar suas comemorações através da sua edição de verão, a Summerfest, realizada também na Vila Germânica, em Blumenau/SC, toda 5ª. feira entre os meses de janeiro e fevereiro, sempre a partir das 19h30. Contando com as mesmas atrações da festa de outubro, a Summerfest terá apresentação de bandas, desfiles, concursos de chope a metro e, claro, muita cerveja artesanal das cervejarias da região (Eisenbahn e Bierland, por exemplo), além de comidas típicas da culinária alemã. Os ingressos custam 8 reais, com direito a meia-entrada, além da gratuidade para quem for de traje típico, de Fritz ou Frida.



11/01 a 21/01 – 30ª FESTA POMERANA
Outra festa realizada no estado de Santa Catarina que também promove a cultura brasileira de origem alemã, mas na cidade de Pomerode, é a trigésima edição da Festa Pomerana, que iniciou em 11 de janeiro e vai terminar no dia 21 do mesmo mês. Realizada no Parque Municipal de Eventos, no centro da cidade, as atrações vão de bandas, grupos folclóricos a várias competições ao vivo, como o concurso de chope a metro e a inusitada “É tudo linguiça”, onde o participante tem que comer, no menor tempo, um salsichão de 23 cm. A cervejaria de Pomerode, a artesanal Schornstein (chaminé, em alemão), vai participar com todos os seus chopes (Pilsen, Weiss, IPA, Bock e Imperial Stout), e demais cervejarias da região de Santa Catarina, como Wunderbier e Heimat, além da paulista Germânia, completam a festa cervejeira, que também será regada a muita comida típica alemã.



17/01 e 19/01 – ESCOLA CERVEJEIRA 2CABEÇAS
A escola cervejeira 2Cabeças retorna novamente com seus cursos de cultura e produção cervejeira que foram iniciados no final de 2012. Ministrada pelos cervejeiros cariocas Bernardo Couto e Salo Maldonado, a primeira aula, do dia 17/01, realizada no Beerjack Hideout, vai tratar sobre a Cultura Cervejeira, falando sobre vários aspectos, passando pela história e pelas escolas cervejeiras existentes e desmitificando mitos criados. Também vai ter degustação de quatro estilos de cervejas.



A segunda aula será sobre Produção de Cerveja Caseira, onde mostrarão por um dia todo, a metodologia àqueles que queiram produzir sua cerveja na sua própria casa. Além de um apanhado geral sobre técnicas, ensinamentos sobre insumos e equipamentos, o futuro cervejeiro ainda terá direito a um almoço e a degustar as cervejas feitas pelos professores. E quem já for aluno da Escola terá um abatimento nesse curso, que será realizado no dia 19/01, na casa de um dos professores, em Copacabana.



19/01 e 20/01 – PRODUZA SUA PRÓPRIA CERVEJA EM CASA (EM UM FINAL DE SEMANA)
O designer e cervejeiro mineiro, Armando Fontes, realiza mais um curso de produção caseira para interessados em fazer sua cervejinha em casa. Será realizado em um final de semana, com a possibilidade de desconto para grupo fechado ou depósitos antecipados. Algumas cervejas produzidas no curso serão degustadas e um almoço será servido aos presentes. No primeiro dia ocorre uma apresentação sobre insumos, equipamentos e estilos, são repassadas todas as primeiras etapas da produção, seguida de almoço e degustação. No segundo dia o foco é a parte final da produção e a sanitização. O curso será realizado em Belo Horizonte-MG, na casa do cervejeiro.




23/01 – HARMONIZAÇÃO DE CERVEJAS ESPECIAIS
O Lagareiro Atelier de Gastronomia, espaço para aulas de gastronomia, degustação, harmonização e eventos, vai realizar no dia 23/01 uma harmonização de cervejas especiais promovida pelo sommelier de cervejas Gustavo Renha e uma degustação com o chef Juca Paes Leme. Contando com quatro rótulos de cervejas, a harmonização vai ser feita com uma entrada, prato principal e sobremesa. A casa fica localizada no bairro de Icaraí, Niterói/RJ, e será dado desconto no preço cobrado para quem antecipar sua reserva.



23/01 – CERVEJA MUNDANA: PALESTRA E DEGUSTAÇÃO
O casal de beer sommeliers, Carolina Cruz e Leopoldo Furtado, realizam palestra e degustação de seis estilos de cervejas especiais aos interessados (e iniciados) nesse meio que atualmente mais cresce no Brasil. Com o intuito de repassar sobre a história da cerveja, escolas e estilos disponíveis, além de curiosidades, a palestra serve também como orientação sobre qual rótulo escolher, dentre a grande variedade atualmente disponível no mercado, inclusive algumas cervejas estarão disponíveis para venda, a preços promocionais, no próprio local. O evento é uma realização do instituto MundoMundano, centro cultural localizado em Pinheiros/SP.



26/01 – CURSO DE DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS
A simpaticíssima figura do Mauricio Beltramelli dá um tempo no lançamento do seu livro “Cervejas, Brejas & Birras”, para realizar o curso de degustação de cervejas especiais. Realizado no seu próprio bar, o Bar Brejas, Mauricio apresenta e degusta vários rótulos dos mais variados estilos de cervejas onde, além da degustação, o aluno também terá direito a almoço, coffee-break, material didático e certificado de participação. Com duração de 8 horas, o curso abrange toda a história do mundo cervejeiro, dentre ingredientes, técnicas de fabricação e muito mais. Será realizado no sábado, 26/01, em Campinas/SP.



30/01 – PALESTRA + DEGUSTAÇÃO FOUNDERS BREWING CO.
A importadora Tarantino MultiBeer traz ao Brasil o co-fundador da cervejaria americana Founders, desta que é considerada umas das cervejarias mais bem conceituadas no mundo. Acompanhado de um dos diretores da cervejaria, ambos farão uma séria de eventos, sendo o primeiro no dia 30 de janeiro, às 20 horas, na Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo, com a realização de uma palestra e degustação de seis rótulos importados ao Brasil, dentre eles a Breakfast Stout, simplesmente nota 100 no site Beer Advocate. Além dos membros da cervejaria americana o evento terá também a participação da brasileira Káthia Zanatta, mestre cervejeira, beer sommelière e uma das professoras da ABS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário