Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

LANÇAMENTO DA BIRITIS!


Ontem foi o lançamento da Biritis no Rio de Janeiro. A cerveja feita em homenagem ao Mussum fez sua estreia no Delirium Café, bar localizado em Ipanema. Em plena segunda-feira a casa conseguiu lotação máxima, com gente até o lado de fora. É curiosos que mesmo após dezenove anos de sua morte, o humorista icônico tenha até hoje um séquito de fãs. Seus filhos também estavam presentes prestigiando a cerveja do pai. Um deles, o Sergio Gomes, é um dos três sócios da Brassaria Ampolis, a responsável pela criação da marca. Os outros sócios da cervejaria, também presentes na festa, são o Diogo Mello e o Leonardo Costa.

Biritis servida na pressão no Delirium Café
Outro que esteve presente foi o André Leme Cancegliero. Ele foi o responsável pela elaboração da receita da cerveja que é do estilo Vienna Lager com 4,8% de teor alcoólico. O André é o cervejeiro fundador da paulistana Cervejaria Urbana, muito conhecida graças aos seus rótulos criativos. Segundo ele brevemente duas cervejas da Urbana serão lançadas: a Sporro (estilo Extra Special Bitter), já com registro, e a Gordelícia (estilo Strong Golden Ale), essa ainda cumprindo exigências para liberação do MAPA. São cervejas cujos futuros lançamentos também merecem ser acompanhados de perto.

E voltando à Biritis posso dizer que gostei da cerveja. Apesar de ser de um estilo que pode parecer simples e sem destaque, é muito complicado de ser produzido - quem faz cerveja sabe disso. Ela é fácil de beber, inclusive com a possibilidade de serem tomadas várias – eu bebi três copos e ainda dividi uma garrafa. Com um aroma mais contido, ela ganha em sabor, com bom dulçor e amargor definido, até um pouco sobressalente. Os sócios informaram que isso será corrigido na produção do lote 2, assim como a deixarão mais aromática também, mas sem mexer na receita. Por mim deixavam o aroma e o amargor como estão, mas aí é questão de gosto pessoal. De qualquer forma é louvável investirem num estilo pouco comercial, mesmo sendo uma cerveja com apelo popular.

Servida na festa tanto na pressão quanto em garrafas de 600 ml, consegui trazer uma para casa antes que esgotasse. A versão na pressão se mostrou um pouco mais amarga, talvez graças a não pasteurização. E sobre a versão engarrafada, segue abaixo minhas impressões:

Brassaria Ampolis Biritis - Vienna Lager - 4,8% ABV
Aparência de base dourada, topo de cor âmbar, levíssima turbidez, mas ainda brilhante.
Espuma de cor branca, com média-baixa formação, boa criação de bolhas, média estabilidade que sujou as laterais quando desceu.

Aroma moderado de malte, extraindo notas de panificação e biscoito. Dulçor muito contido, lembrando notas de grãos. Leve tostado residual.

Sabor começou com as notas dos maltes sentidas logo de cara, mas rapidamente encontradas pelo amargor. Este ficou persistente durante todo o gole e com intensidade média. As notas dos maltes que surgiram e que na golada ficaram um pouco sobrepujadas pelo amargor, foram notas de grãos, biscoito e pão. Algum tostado também contribuiu com a sensação amarga. Antes do final foi sobressaindo um pouco mais do dulçor.

Corpo médio para médio-baixo. Carbonatação média. Álcool bem inserido.

Final bem seco. Retrogosto amargo e persistente.

Boa Vienna Lager que seguiu bem os preceitos do estilo, apesar do amargor um pouco mais acentuado. Gostosis!

A Biritis está sendo produzida na Cervejaria Dortmund, de Serra Negra/SP. E a primeira preocupação dos sócios é em dar conta da demanda da cerveja, pois está sendo muito procurada e requisitada por bares de todo o Brasil. Aqui no Rio, além do Delirium Café, ela será comercializada no Aconchego Carioca, Beerjack Hideout, Botequim Itahy, Lapa Cafe, Empório Santa Terezinha e Benditho Bar. Em Niterói ela já está a venda no Granel Armazém e Botequim – nas casas de Santa Rosa e Piratininga – e será lançada essa quinta-feira no Armazém São Jorge. Hoje ela chegou a São Paulo, lançada no Empório Alto dos Pinheiros, e também será vendida no Aconchego Carioca, Empório Sagarana e Almada’s Beer Store. Já anunciaram que demais locais não tardarão a recebê-la.


Vida longis à Biritis!

Não aguenta, bebe leite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário