Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

3 ANOS DE UNTAPPD

O Untappd, o aplicativo para smartphones mais utilizado por apreciadores de cervejas do mundo completou hoje três anos de existência. Descrito como uma comunidade online de cerveja ele permite que seja compartilhado o que se está bebendo naquele momento com todos os amigos de sua rede. E da mesma forma saber o que eles estão bebendo e como avaliaram aquela determinada marca através da pontuação de tampinhas e pela opinião escrita sobre ela. É possível marcar o local onde se bebe, localizar bares e cervejarias próximas de sua região e também saber onde encontrar boas marcas de cervejas por perto. Mas o principal é ter a mão o registro de tudo o que já foi consumido e relembrar, caso a memória gustativa falhe, a impressão que aquela determinada cerveja causou.

O que atualmente mais tem atraído seus usuários são os badges, selos característicos a serem conquistados. Você pode ganhar um badge quando beber uma cerveja no dia do seu aniversário, um “vá com calma” quando exceder a quantidade normal de cervejas durante um dia e um “eu acredito na IPA” conforme for bebendo diferentes cervejas desse estilo. Um dos últimos selos criados foi uma homenagem ao Brasil e para conquista-lo basta beber diferentes cervejas brasileiras. Um sinal que os criadores veem que nosso mercado está em crescimento. Mas crescimento não apenas pela gama de usuários brasileiros cadastrados no aplicativo, mas também pela elaboração constante de novos rótulos artesanais, inclusive com alguns já importados para o exterior, principalmente o mercado americano.

selo Suds Samba


Uma festa comemorativa foi organizada hoje, às 19 horas, por um dos criadores do Untappd. O escolhido foi o bar nova-iorquino The Pony Bar. A entrada foi gratuita, com comida de graça e algumas principais cervejas, marcadas no app na área de Nova Iorque, foram selecionada especialmente para a data. Os presentes também concorreram a cartões no valor de 20 dólares para serem gastos no bar. Para participar o usuário precisava fazer check-in da cerveja que estava bebendo na hora e marcar sua localização no bar da festa. Caso fosse premiado o aplicativo informava isso imediatamente.

Confesso que só soube do aniversário do app quando fiz nessa madrugada o check-in da cerveja Founders Pale Ale. Uma boa representante do estilo American Pale Ale, mas sem maiores destaques. E para completar, meu exemplar ainda estava vencido fazia um mês, portanto com lupulagem não tão fresca. Foi apenas um despretensioso check-in de marcação, feito enquanto assistia a um filme e petiscava alguma coisa. Mas igual a boa parte dos usuários, também sou viciados no aplicativo e se bebi tenho que registrar.

Bebendo socialmente por três anos!


Que o Untappd tenha vida longa. O mesmo melhorou muito de um tempo pra cá, principalmente nos problemas de bugs constantes que agora diminuíram bastante, a meu ver. Tem algumas coisas a melhorar, principalmente na localização das cervejas. Ainda é necessário digitar corretamente o que se está procurando, senão o aplicativo não localiza o que você quer marcar. Mas como um todo funciona muito bem e a cada vez mais é possível perceber a entrada de novos usuários na rede, inclusive aqueles que entram para cadastrar suas cervejas caseiras. Algumas cervejarias também o aproveitam como uma excelente ferramenta para receber um retorno do que as pessoas acham de seus rótulos, funcionando também como uma forma gratuita de divulgação de sua marca e produtos.

Quem quiser saber o que eu ando bebendo atualmente pode me adicionar no aplicativo e me localizar como o usuário Gil77 ou clicar no ícone permanente localizado à direita do blog.

Beba socialmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário