Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

AGENDA D'A PERUA: FEVEREIRO 2013


Atualização da agenda d'A Perua para o mês de fevereiro com acontecimento de vários cursos de aprendizado cervejeiro e um evento programado, inclusive alguns com início já para amanhã e com vagas esgotadas. Acompanhem:

04/02, 18/02, 04/03 e 18/03 – DELIRIUM AKADEMIE
Apesar da 1ª turma estar fechada, vale a pena acompanhar as datas da próxima, ainda a ser definida, do curso realizado na Delirium Akademie, espaço de estudos do Delirium Café, filial carioca do famoso bar belga, localizado na Rua Barão da Torre, 183, Ipanema, Rio de Janeiro. O primeiro curso terá o tema “Conhecedor de Cerveja – Nivel Básico” e será dividido em 4 módulos quinzenais, cada um abordando uma escola cervejeira e seus respectivos estilos, que também serão degustados pelos presentes. Todos também terão direito a um coquetel de entrada que será servido. Os módulos terão orientação do José Raimundo Padilha, sommelier de cervejas, e do Tom Delirium, um dos sócios do espaço. O curso todo tem o valor de 400 reais, podendo ser parcelado, e embora ainda não tenham definido datas da próxima turma, as vagas já estão abertas.




04/02 ATÉ 26/05 – CURSO SOMMELIER DE CERVEJA 2013
A Academia Sommelier de Cerveja, ministrada por Marco Falcone, um dos sócios da cervejaria mineira Falke Bier, e pela Fabiana Arreguy, jornalista responsável pelo programa Pão e Cerveja, transmitida toda 6ª. Feira pela CBN de Minas, promovem a 3ª. turma do Curso Sommelier de Cerveja. Realizado no Reduto da Cerveja, que fica na Rua Pium-í, 570, Anchieta, o curso tem início em fevereiro e conclusão prevista para final de maio. O curso já está com todas as suas vagas preenchidas, portanto vale a pena acompanhar a próxima turma que será formada no segundo semestre deste ano. O curso se diferencia por ter experiências práticas e colaboração de profissionais renomados no âmbito cervejeiro nacional e mundial. O curso tem o investimento de 1980,00 podendo ser parcelado em cinco vezes.




19/02, 26/02 e 05/03 – CURSO INTRODUÇÃO À CULTURA CERVEJEIRA
O Empório Alto dos Pinheiros, localizado na Rua Vupabussu, 305, Pinheiros, Sâo Paulo, vem realizar o curso Introdução à Cultura Cervejeira, através de 3 aulas com início em fevereiro e término em princípio de março. As aulas ficam a cargo do Victor Marinho com a proposta de propagar a cultura cervejeira para principiantes e também ao público mais experiente, contando com 15 degustações e mais 6 harmonizações, além de repassar os principais estilos das escolas cervejeiras ao redor do mundo. As aulas começam sempre às 19h30 e custa um investimento de 340 reais por pessoa.




22/02 e 23/02 – CERVEJOMANÍACOS: MOSTRA BRASILEIRA DE CERVEJAS ESPECIAIS E COMIDAS DE BOTECO
A cidade de Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul, receberá a primeira edição do evento Cervejomaníacos. Com o intuito de apresentar uma série de estilos de cervejas harmonizadas com boas comidas, de forma responsável e de fantástico apelo gourmet, mais de 60 rótulos de artesanais estarão presentes. As microcervejarias brasileiras também já confirmaram sua ida, são elas até o momento: DaDoBier, Abadessa, Coruja, Babel, Barley, Caverna dos Ogros, Hunsrück, Maniba, HBier e Ralf Beer. São esperadas três mil pessoas na festa que será realizada no SACC (Sociedade Amigos da Capão da Canoa), nos dias 22 e 23 de fevereiro. Com custo de 130 reais homem e 110 reais mulher, valor do 3º lote, a entrada dará direito a um copo de vidro personalizado para degustação livre de todas as cervejas oferecidas, mais um combo de alimentação gratuito e demais combos em oferta com variedade de comidas de boteco. Vale citar que a promoção do evento fica a cargo da ACervA Gaúcha.




23/02 – CURSO DE DEGUSTAÇÃO & GESTÃO SENSORIAL  DE CERVEJAS
Amanda Reitenbach, sommelier de cervejas que também tem formação em engenharia química e alimentos, apresenta seu curso que prima em distinguir aromas e sabores presentes em muitos estilos de cervejas, onde muitos não muito agradáveis, a fim do participante treinar, desenvolver e evoluir seu olfato e paladar como degustador. Também são repassados vários tópicos como introdução à história cervejeira, movimentos cervejeiros, processos de produção e matérias-primas, e outros. Mas certamente é a aula de off flavors a parte mais interessante e esperada por todos os participantes, com a degustação de diacetil, DMS, papelão, caprílico, acético, etc. O curso tem o investimento de 380 reais, incluído almoço, e os presentes receberão material didático e certificado de conclusão.O curso tem duração de 10 horas e será realizado no dia 23 de fevereiro, no restaurante Vino!, na Professor Tamandaré Toledo, 51, Itaim Bibi, São Paulo, SP.