Páginas

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

MISTURA CLÁSSICA BURN BABY BURN

Ontem foi o lançamento do novo rótulo da Cervejaria Mistura Clássica, a cerveja Burn Baby Burn. O evento foi realizado no restaurante Dom Barcelos Galeteria & Grill, localizado próximo à estação de metrô Praça Onze, na cidade do Rio de Janeiro. Idealizada pelos cervejeiros caseiros Eduarda Dardeau e Ricardo Rosa, a receita é a mais recente criação que o casal fez para a cervejaria – as outras foram a Euforia Saison e as cervejas do kit Mistura Brasil. A ideia é continuarem a parceria mesmo com o futuro afastamento dos dois, que ficarão até o final do ano a trabalho nos Estados Unidos. A execução da receita ficou por conta de Serverino Batista (Bill), mestre-cervejeiro que já trabalha há vários anos na Mistura Clássica. Produzida como edição limitada em garrafas de 500 ml, a cerveja está disponível para venda desde ontem e já pode ser adquirida junto a cervejaria.

foto: Monique Marins


A Burn Baby Burn é uma cerveja do estilo smoked porter. A ideia dos cervejeiros foi fazer uma cerveja com as características típicas de uma brown porter e de uma rauchbier. O resultado foi uma cerveja de cor marrom escura e reflexos rubis, espuma de cor bege, aroma doce (caramelo e chocolate) e levemente tostado. Sabor similar, sem adstringência e final defumado puxado para o esfumaçado (e não de carne de porco). Amargor médio, corpo médio-baixo e carbonatação moderada. Aftertaste amargo, mas sem persistir. Boa drinkability e dulçor um pouco mais presente que o defumado, mas com resultado equilibrado e satisfatório. Vale citar que a análise sensorial foi da cerveja servida em chope e não em garrafa.

foto: Monique Marins
Mistura Clássica Burn Baby Burn - smoked porter - 5,2% ABV


As dicas de harmonização indicadas pela cervejaria são joelho de porco, pizza de “pepperoni” e presunto de Parma. Ela também combinou muito bem com os petiscos que foram servidos ontem pelo restaurante, como costelinha com barbecue, linguiça frita, provolone à milanesa e croquete com mostarda escura.

Aqui deixo o meu agradecimento especial à Meriely Peixoto pela organização do evento, que foi muito bem feito, e pelo convite. Um brinde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário