Páginas

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

MORADA/STILLWATER FARMHOUSE ALE - "protótipo 1"

No último final de semana os cervejeiros da Morada Cia Etílica e Stillwater Artisanal Ales, estiveram no Rio de Janeiro para apresentar uma cerveja colaborativa feita entre eles. A Fernanda Lazzari e o André Junqueira, casal cervejeiro da Morada, e o Brian Strumke, da Stillwater, produziram uma saison/farmhouse ale que foi maturada em barril de amburana.



A cerveja apresentada é ainda um protótipo. Alguns barris de madeira amburana estão maturando com variadas versões da cerveja, onde cada barril usa algum ingrediente diferente. A ideia é experimentarem a evolução de cada uma e escolher a que melhor se encaixe no produto final que almejam ou até mesmo realizarem uma blendagem (mistura) entre diferentes barris. A cerveja ainda não possui rótulo nem nome definidos. A apresentada no Rio foi a que recebeu adição de melado, levedura brettanomyces e maturou por cinco meses no barril.

O Botto Bar e o Pub Escondido, CA foram os estabelecimentos escolhidos para servir esse protótipo. Eu a provei sábado no Botto – que foi o dia do aniversário do André Junqueira, diga-se. A cerveja apresentou cor cobre, turbidez e espuma branca. Aroma moderado de madeira, azedo e frutas (maçã, lembrando uma sidra). Sabor com a amburana marcante, doce lembrando baunilha, notas de fruta, acidez e “funky” bem moderadas. Um pouco adstringente. Bem seca, ácida e refrescante.

Morada-Stillwater "Farmhouse Ale" - saison/farmhouse ale (wood and barrel aged sour beer) 


Os criadores da receita informaram que gostariam de corrigir a adstringência que ela apresentou, muito provavelmente por causa do barril ser novo. Também querem diminuir a sensação seca, que em minha opinião estava o ideal. As notas que eu remeti a sidra também foram sentidas por eles. Aliás, um dos outros protótipos que está maturando é uma versão com adição de purê de maçã, que eles estão ansiosos para provar.

Além da Farmhouse Ale (nome provisório), demais chopes da Morada também foram plugados nos estabelecimentos, como a Hop Arabica (american blond ale com adição de café arábico) a Gasoline Soul (scotch ale com lascas de barril de Jack Daniels) e a Double Vienna (american amber lager com altas doses de lúpulo). Quem quiser provar os chopes, os endereços dos bares são:

BOTTO BAR: Rua Barão de Iguatemi, 205 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ
PUB ESCONDIDO, CA: Rua Aires Saldanha, 98, loja A - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário