Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

BOLLY BABE – A Urbana que o povo clama

No primeiro semestre do ano fui até o Jabaquara, distrito de São Paulo localizado na zona centro-sul do município, que também é conhecido como o ponto final da última estação de metrô da linha azul. O motivo da visita foi para conhecer a sede da Urbana, cervejaria da região que tem orgulho de ser paulistana, principalmente pela rica diversidade oferecida pela cidade. Ela se autodenomina "um pequeno laboratório de cervejas, ideias e sonhos". Anexa à cervejaria funciona a Beer Lovers, Unite!. Loja de produtos cervejeiros, onde são vendidos insumos, equipamentos e até livros especializados para cervejeiros caseiros. No alto das paredes do estabelecimento ficam em destaque todas as cervejas já criadas por eles. Confesso que fiquei deslumbrado com a quantidade de garrafas, que facilmente beiravam mais de cem rótulos.



Claro que além de conhecer a casa o objetivo foi de também provar as cervejas e as novidades. Na ocasião tinham acabado de lançar comercialmente a cerveja Refrescadô de Safadeza, que pertence ao estilo session IPA. Outros rótulos estavam sendo comercializados, dentre registradas ou não. As que degustei foram a Boo!, uma American wheat beer, e A Piscadinha, que até então era do estilo (session) stout, mas que acabou virando uma (session) India black ale. Ambas as cervejas foram lançadas depois de forma registrada.

Mas a minha preferida do dia foi outra, a Bolly Babe. Aliás, já a considero uma das cervejas mais marcantes que provei esse ano. Ela é uma India black ale com adição de curry na receita. Possui 6% de teor alcoólico e 70 unidades de amargor. Sua base maltada contribuiu para um perfil torrado, mas os protagonistas nela foram a lupulagem e o curry. As frutas cítricas e tropicais casaram perfeitamente com o condimentado e o picante do curry. Parecia que eu estava comendo um típico prato indiano, como um chutney de manga! A cerveja se portou aparentemente muito versátil para a gastronomia, seria interessante prova-la com alguma comida. É, seria.

Urbana Bolly Babe - american-style India black ale/herb and spiced beer - 6% ABV
Cor preta, creme marrom e perene. Notas torradas sobrepujadas pelas frutas cítricas e tropicais, além do picante e condimentado do curry, unido com esplendor pelo amargor do lúpulo.


Quando encontrei o André Leme Cancegliero – um dos sócios da Urbana – na última edição do IPA Day, o mesmo disse que até o momento ela não estava nos planos para ser lançada comercialmente. Mas quem sabe num futuro próximo. Quanto ao seu sucesso, ele disse que não apenas eu, mas muitos que a provaram também clamavam pelo seu retorno e até o cobravam por isso.

Diz o ditado que a voz do povo é a voz de deus. Então resta aos cervejeiros de plantão clamarem às divindades do hinduísmo e pedirem o pronto lançamento dessa cerveja, uma autêntica receita de inspiração indiana. Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário