Páginas

terça-feira, 14 de outubro de 2014

CURSO DE SOMMELIER DE CERVEJA DO INSTITUTO DA CERVEJA BRASIL – Agora é a vez do Rio!

Ano passado me dediquei durante cinco meses na conclusão do curso de Sommelier de Cervejas do Instituto da Cerveja Brasil (ICB). As aulas eram realizadas sempre aos sábados na Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP), geralmente das 9 às 18 horas e em finais de semana alternados. Foi uma atividade bem cansativa por causa da distância e um pouco dispendiosa – curso de sommelier, seja de qualquer entidade, não é um dos mais baratos do mercado. As despesas aumentam para aqueles que moram em municípios distantes ou em outro estado – moro em Niterói/RJ. Inclua aí, portanto gastos com transporte, alimentação e algumas vezes até hospedagem. Porém foi uma atividade muito gratificante de ser concluída e um verdadeiro divisor de águas: antes e depois do curso.



Na época já existiam outras opções próximas de minha localidade – hoje o Rio de Janeiro conta com variedade de cursos promovidos por excelentes profissionais do meio – mas ainda assim optei em fazer o da ABS em São Paulo. Primeiro por causa da chancela da entidade, é indiscutível sua credibilidade na formação de profissionais do vinho, e segundo pelos profissionais do ICB envolvidos na execução do curso. Meus professores foram a Kathia Zanatta e o Alfredo Ferreira, mestre-cervejeiros, juízes internacionais e profissionais experientes que há anos vêm trabalhando nos principais grupos da área e cervejarias do Brasil e do mundo. O trabalho deles e do Estácio Rodrigues – outro profissional há anos no mercado – na disseminação da cultura cervejeira aqui no país é amplamente divulgado e plenamente reconhecido. A indicação de amigos que lá se formaram também contribuiu na minha decisão.

8ª Turma de Sommelier de Cervejas
Foto: Alfredo Ferreira


O meu intuito com este curso e com todos os demais que fiz até hoje relacionados a cerveja sempre foi o de adquirir e extrair o máximo de conhecimento possível que pudessem me oferecer. Essa bagagem servirá como uma preparação caso trabalhe com cerveja num futuro próximo. Por motivos pessoais isto ainda não ocorreu, mas caso nunca ocorra, todo o conhecimento adquirido já serviu para o crescimento pessoal e para alimentar meus hobbies cervejeiros, como o de escrever um blog, por exemplo.

3ª Turma de Mestre em Estilos
Foto: Alfredo Ferreira


Já aquela pessoa que tem uma ambição mais imediata e deseja trabalhar logo no meio, o curso serve como uma boa base para iniciar na profissão de sommelier. É válido lembrar que o curso é um início para uma diretriz e a busca pessoal por mais conhecimento é extremamente necessária. O próprio ICB dá ajuda nesse sentido. Atualmente com sede localizada no bairro de Moema – eles ainda promovem cursos na ABS também – o ICB é uma escola cervejeira de especialização e realização dos mais variados cursos, workshops e palestras relacionadas ao tema cerveja. Especialização em Mestre em Estilos – que eu também concluí, curso Avançado de Tecnologia Cervejeira, Análise sensorial e Off Flavors, Serviço de Cervejas, dentre outros. São os responsáveis pelo primeiro Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas, realizado em março desse ano – onde também participei, ficando na 19ª colocação dentre cem inscritos.

Alguns dos participantes do 1º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas
foto: Alfredo Ferreira


Após passar pelas principais cidades do país (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram os estados contemplados), finalmente o curso do ICB veio aportar no Rio de Janeiro. A coordenação regional ficou com o Gustavo Renha, sommelier de cerveja de formação e profissão, que realiza o trabalho de consultorias e treinamentos para bares e restaurantes. Ele vem há anos tentando trazer para o Rio o curso em que se formou. E finalmente conseguiu. Toda e qualquer dúvida ou orientação relacionada ao curso, bem como sua inscrição, podem ser feitas com ele através do e-mail gustavo.renha@institutodacerveja.com.br

Abaixo seguem algumas informações a respeito do curso:

Investimento: R$ 2.800,00 (parceláveis em até 5 vezes) *associados da ACervA Carioca têm 5% de desconto.
Duração/Datas: 3 meses
06, 07, 13 e 14 de Dezembro/2014;
10, 11, 24 e 25 de Janeiro/2015;
7 e 8 de Fevereiro/2015
Horário: Sábados e Domingos das 08 às 17 horas
Local: Pub Escondido, CA - Rua Aires de Saldanha, 98 – Copacabana – Rio de Janeiro, RJ
Público-alvo: entusiastas, cervejeiros caseiros, profissionais de bares, restaurantes, importadoras e outros estabelecimentos relacionados, empreendedores da esfera gastronômica.
Professores: Kathia Zanatta, Alfredo Ferreira, Estácio Rodrigues



A informação completa a respeita do curso que vai ser realizado no Rio de Janeiro pode ser verificada no site do Instituto da Cerveja Brasil, pelo link:
http://institutodacerveja.com.br/cursos/detalhes/sommelier-de-cervejas-rio-de-janeiro-curso#.VD1Fc_n4c2A

Nenhum comentário:

Postar um comentário