Páginas

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

THEREZÓPOLIS JADE – IPA custo-benefício

A Cervejaria Sankt Gallen lançou meses atrás a cerveja Therezópolis Jade. A cervejaria investiu num estilo que está em voga, o cada vez mais popular India pale ale. A receita criada pelo mestre-cervejeiro Gabriel Di Martino está honesta e fiel ao estilo. Ele optou por criar uma IPA de amargor proeminente (ela tem 50 IBU), mas também refrescante, a fim de combinar com o clima brasileiro. A escolha foi criar uma American IPA, já que uma das características desse sub-estilo é o uso de lúpulos da variedade norte-americana que contribuem em trazem aromas e sabores de frutas (cítricas e tropicais). Os lúpulos usados foram três: Magnum (alemão), Columbus e Cascade (americanos) – o último foi utilizado no processo de dry hopping. Outros pontos que tornam a Therezópolis Jade atraente ao consumidor é o seu alto custo-benefício e a facilidade em encontra-la nas grandes redes de supermercados. A que eu comprei no Pão de Açúcar – loja do Ingá, Niterói/RJ – custou R$ 8,69 e com vencimento para 11/09/2015. Não era preço promocional para queimar estoque de produto encalhado. A cerveja estava bem fresca e com menos de 30 dias de rotulagem. Vale lembrar que seu outro atrativo é a garrafa possuir o tamanho de 600 ml.



As dicas de harmonização da Therezópolis Jade são carnes assadas, hambúrguer, comida mexicana, comida indiana, queijo roquefort, gorgonzola e gouda. Vai muito bem acompanhada ou sozinha. E uma boa opção para ser consumida em maior quantidade, pois é uma cerveja de boa drinkability.

Therezópolis Jade - American IPA - 6,5% ABV
Cor dourada a âmbar e limpa. Carbonatação aparente e vasta. Espuma de cor branca com criação média-alta e estável, que marcou os lados com rendas. Aroma frutado de intensidade média. Notas frescas de frutas (cítricas, tropicais e de casca amarela). Um pouco de malte sentido no final e um sutil toque de abóbora. Sabor de início frutado, seguido de amargor moderado e terminando herbáceo. Corpo médio. Carbonatação frisante. Aftertaste seco e com amargor de baixa persistência.

3 comentários:

  1. Para min a melhor. Custo x benefícios prefeito! chama também a atenção os 6'5%.

    ResponderExcluir
  2. Para min a melhor. Custo x benefícios prefeito! chama também a atenção os 6'5%.

    ResponderExcluir