Páginas

terça-feira, 11 de novembro de 2014

1ª FESTA DA CERVEJARIA FRAGA – Festa e lançamento da cerveja Fraga Brown

Três semanas atrás, no dia 25/10, foi comemorada a 1ª Festa da Cervejaria Fraga. A festa marcou a comemoração de mais de um ano de atividade da cervejaria. Embora o registro junto ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) tenha saído somente no primeiro semestre do ano passado, já são cinco os anos desde a criação da cervejaria, a maior parte deles vividos enquanto ainda solucionavam os entraves burocráticos. Portanto não faltaram motivos para comemorar. A festa também serviu para o lançamento do novo rótulo da cervejaria, a cerveja Fraga Brown.

Um dos sócios da cervejaria é o Sergio Fraga, figura muito querida no meio cervejeiro carioca. Ele foi um dos primeiros membros da ACervA Carioca e há anos é um difusor da cultura cervejeira, antes mesmo de ser dono de uma cervejaria. Na festa estavam presentes a “família Fraga”, cervejeiros caseiros e membros acervianos, e empresários do ramo cervejeiro. O clima familiar foi o que reinou. Além da nova cerveja, as demais servidas foram a Fraga Weiss – essa já um clássico – e a Fraga Blonde. Essa última infelizmente eu não bebi, pois só consegui chegar após as 17 horas – a festa estava marcada para começar às 14 horas – e foi a primeira a acabar.



Além das cervejas, os presentes puderam curtir os shows do Eduardo Camacho e da banda General Garrafa – ambos tocando clássicos do rock, folk e country music. O som da festa foi comandado pelo DJ Jimmy, um dos ogros do Ogrostronomia, que esteve presente servindo um sanduíche de carne desfiada com pegada indiana – a Brown Fraga foi usada na preparação do prato. O bar Botero também esteve presente e dentre as opções servidas – a maioria acabou – o que consegui provar foi o pastel de costela ao Bordelaise. Os pratos dos ogros e do Botero estavam muito bons.

E vamos falar da Fraga Brown. É uma cerveja do estilo American brown ale. Na receita foram utilizados os lúpulos Magnum e Chinook. Ela possui 24 IBUs (unidades de amargor) e é uma boa representante do estilo. Parabéns à Cervejaria Fraga pelo lançamento.

Fraga Brown - American brown ale - 5,2% ABV
Cor marrom escura. Aroma com lúpulo e tostado intensos. Sabor inicialmente frutado (cítrico e frutas tropicais). Em seguida veio a sensação de médio amargor, encontrado pelo tostado e o biscoito waffer. No gole perdurou o dulçor (chocolate e um pouco de caramelo), sempre encontrado pelo frutado. Corpo médio a baixo. Aftertaste seco, residual doce/tostado e amargor que persistiu pouco.


Os organizadores já divulgaram que em 2015 será comemorada a segunda edição da festa, vide o sucesso que foi esse ano. E aqui fica o meu parabéns a todos os envolvidos, tanto para a “família Fraga”, quanto para a Delibeer Eventos Cervejeiros, responsável pela organização do evento. E que venha 2015 com a 2ª Festa da Cervejaria Fraga!


Nenhum comentário:

Postar um comentário