Páginas

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

ACERVA CARIOCA – Resultado do IX Concurso Estadual e última terça-sim do ano

A ACervA Carioca (Associação dos Cervejeiros Artesanais Cariocas) é uma associação composta por cervejeiros caseiros que age em prol da disseminação da cultura cervejeira artesanal. Ela promove aos seus associados uma gama de eventos, a fim de ajudar o cervejeiro que quer aprimorar suas produções e participar de concursos cervejeiros. Técnicas de brassagem, cursos, palestras, degustações, concursos, são alguns exemplos de atividades promovidas pela associação.



Esse ano a associação promoveu um curso voltado aos julgadores que analisariam as amostras concorrentes do IX Concurso Estadual. Sob a supervisão do mestre-cervejeiro e consultor, Paulo Schiaveto, os estilos Düsseldorf Altbier e American Pale Ale foram pormenorizados no curso. Os jurados que analisariam esses estilos eram membros da associação. Já o Estilo Livre foi julgado por especialistas do meio cervejeiro, mais experientes no julgamento de concursos.

Nessa terça-feira saiu o resultado do concurso. A divulgação foi no encontro da última terça-sim do ano  alcunha dada aos encontros. O bar Tempero da Praça (Rua Barão de Iguatemi, 408 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ) ficou pequeno com a presença de membros representando todas as regionais da associação. As cervejas caseiras estavam muito boas, demonstrando que o investimento em promover muitos eventos técnicos esse ano, influenciou na qualidade das produções – comprovada também com as premiações recém-conquistadas por membros no IX Concurso Nacional das ACervAs, em Salvador, e no concurso promovido pelo Restaurante Aprazível. Algumas cervejas registradas também marcaram presença no encontro, como a Colorado Ithaca maturada em barril de bourbon, e a Way Beer, que doou alguns barris no Mondial de La Bière. E falando em Mondial, a criadora do festival, Jeannine Marois, também abrilhantou o encontro. 

H.A.R.P.A. (Hugo American Rapadura Pale Ale) do Marlos Monçores
Witbier com manga do Bernardo Couto e Maíra Kimura (cervejeiros da 2Cabeças)
Colorado Ithaca maturada em bourbon


Abaixo segue a lista dos campeões do IX Concurso Estadual da ACervA Carioca:

DÜSSELDORF ALTBIER
1º Lúcio Botelho - regional Rio
2º Nicholas Bittencourt - regional Niterói
3º Jarbas Menezes - regional Niterói

Lúcio Botelho, Rafael Bertges, Luciane Tavares representando Nicholas Bittencourt, que estava ausente, e Jarbas Menezes
foto: Fernanda Lacerda


AMERICAN PALE ALE
1º Rafael Oliveira - regional Rio
2º Leandro Sphaier - regional Niterói
3º Marlos Monçores - regional Rio

Rafael Oliveira, Juliana Nascimento representando Leandro Sphaier, que estava ausente, e Marlos Monçores
foto: Fernanda Lacerda
Deborah Guimarães e Leandro Sphaier, que chegou após a divulgação
foto: Fernanda Lacerda


ESTILO LIVRE
1º Bruno Viola - Pumpkin com coco queimado - regional Rio
2º Pedro Buteli - Double Imperial Stout com grãos de café, nibs de cacau peruano e chips de carvalho envelhecidos em whisky 18 anos - regional Rio
3° Marlos Monçores QUINTUPEL (Quadrupel com carvalho tostado) regional Rio

Pedro Butelli, Vinicius Kfuri, Bruno Viola, Marlos Monçores e Lucas Moura
foto: Fernanda Lacerda

  
Parabéns à Luciane Tavares, que esse ano fez um excelente trabalho como presidenta. Parabéns a todos os membros diretores e a todos os responsáveis pela organização do concurso, bem como demais atribuições concernentes à associação. E parabéns aos membros que lotaram a maior terça-sim do ano. Vida longa à ACervA, vamos que vamos e que venha 2015!

This is ACervA!
foto: Fernanda Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário