Páginas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

ANCHOR OUR SPECIAL ALE – Há quarenta rótulos desejando boas festas

Das cervejas que eu já bebi elaboradas especialmente para o Natal, a produzida pela Anchor Brewing é uma das que mais se destacam. Primeiro porque a cervejaria foi uma das responsáveis pelo renascimento da cena cervejeira artesanal norte-americana na década de 80 e segundo porque muitos de seus rótulos servem como referência ou foram precursores dos mais variados estilos. Como é o caso da Our Special Ale, a cerveja de inverno  e possivelmente a sazonal mais longeva  mais antiga que existe.

Primeiro rótulo da Anchor Our Special Ale


Também chamada de Christmas Ale, a cerveja é produzida sazonalmente desde o ano de 1975 para celebrar as festividades de fim de ano. Sua disponibilidade é entre o início de novembro até meados de janeiro. Todo ano sua receita secreta é alterada e um blend diferente de especiarias é adicionado. O seu visual também é modificado ano a ano. O rótulo feito à mão pelo designer gráfico James Stitt sempre recebe o desenho de uma nova espécie de árvore – simbolizando a celebração da vida – e as cores vermelha e verde são sempre mantidas, além do fundo em tom bege. No site disponibilizam a relação de todos os quarenta rótulos criados pelo desenhista, de 1975 até 2014.

Parte da Our Special Ale que não é vendida, é destilada duas vezes pela Anchor Distilling Company. O resultado é a Christmas Spirit, um whisky branco com 45% ABV. De produção extremamente limitada, sua venda é exclusiva ao estado da Califórnia.

Esse ano eu bebi a versão de 2012, cujo rótulo estampa o pinheiro-de-Norfolk, Araucaria heterophylla. Essa edição ainda está disponível no Brasil, embora esgotada na maioria dos pontos de venda. A de 2013 é mais fácil de ser encontrada. Já a 2014, recentemente lançada pela cervejaria e que corresponde à 40ª edição, ainda não foi importada.

Anchor Our Special Ale (Christmas Ale) 2012 - Christmas/Winter Specialty Spiced Beer - 5,5% ABV 
Cor marrom café e avermelhada contra a luz.
Espuma de cor bege e cremosa que caiu devagar. Aroma de frutas secas, principalmente ameixas. Toque picante de cravo. Cereais escuros e por fim o alcaçuz. Perfumada e condimentada. Sabor começou com o gengibre um pouco picante. Depois vieram os maltes e o leve tostado. Amargor baixo-médio. Dulçor lembrou cocada de ameixa (?). Evoluiu para um pouco de chocolate, reforçando a presença maltada e um final açucarado de rapadura. Corpo médio e carbonatação um pouco frisante. Final seco. Retrogosto adocicado, mas sem persistir, limpo. Referência do estilo e com notas que remetem à época natalina. Alguma complexidade e boa drinkability.


As dicas de harmonização recomendadas são tortas de abóbora e os típicos pratos servidos na ceia de Natal. Degustada sozinha ou acompanhada de um prato natalino, o importante é celebrar a data comemorando com esta ou outra boa cerveja. Feliz Natal cervejeiro a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário