Páginas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

JAPAS CERVEJARIA – 成功と繁栄*

Cinco amigas mestiças de descendência nipônica que têm em comum o ofício junto às cervejas artesanais. Natural que uma parceria dentro do âmbito cervejeiro ocorresse entre elas. O grupo formado pelas “japas cervejeiras” começou como uma brincadeira. Foram meses de encontros e conversas até essa união resultar na criação da mais nova cervejaria brasileira cigana – cervejarias sem espaço físico que alugam a fábrica de terceiros para realizar suas produções. Carolina Oda, sommelière de cervejas e especialista gastronômica; Carolina Okubo, da Cervejaria Invicta; Maíra Kimura, da 2Cabeças; Yumi Shimada, publicitária, designer de rótulos e sommelière de cervejas; e Fernanda Ueno, da Cervejaria Colorado; formam a quintessência da Japas Cervejaria.



O primeiro rótulo foi produzido sábado passado na Cervejaria Nacional e contou com a ajuda colaborativa do mestre-cervejeiro da fábrica-bar, Guilherme Hoffmann. O estilo da cerveja é uma American pale ale com lúpulo da variedade japonesa Sorachi Ace, e adição de wasabi, raiz-forte muito utilizada na culinária japonesa. A cerveja foi batizada de Wasabiru, que é a junção de wasabi com a palavra biru, que significa cerveja em japonês.

A festa de lançamento da cerveja será no dia 19/01/2015 na Cervejaria Nacional – Av. Pedroso de Moraes, 604, Pinheiros, São Paulo. A Maíra Kimura disse que vai fazer o possível para trazer um barril para o Rio de Janeiro. E no futuro a Wasabiru pode vir a ser engarrafada também, mas por enquanto apenas em chope. Outros planos são que mais cervejas sejam lançadas em demais cervejarias, mas sem nada definido até o momento.

De trás pra frente: Carolina Oda, Carolina Okubo, Maíra Kimura, Yumi Shimada e Fernanda Ueno


Parabéns pelo novo projeto e vida longa à Japas Cervejaria. Seikou to han-ei!*

*kanji e japonês romaji para “Saúde e prosperidade!” – obrigado pela ajuda na tradução, Janete Sawada (http://pickyourbeer.tumblr.com/)



Nenhum comentário:

Postar um comentário