Páginas

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

CRAFT BEER ICE CREAM – Picolé com cerveja no Rio de Janeiro

Com as altas temperaturas do início do ano no Rio de Janeiro somos obrigados a procurar alternativas para aplacar a forte sensação de calor. Como solução nós temos um aumento dos banhos diários, idas costumeiras às praias e piscinas, consumo exagerado do ar condicionado e ventiladores, uma maior ingestão de líquidos, como água, sucos, e, principalmente, a nossa querida cervejinha. O consumo de sorvetes e picolés também aumenta no verão, com o consumidor ávido para se refrescar com um “gelado”. Pois esta foi a melhor hora escolhida para a vinda ao Rio de Janeiro da Craft Beer Ice Cream, marca especializada em sorvetes artesanais, do tipo gelato italiano, que usa a cerveja artesanal como ingrediente dos seus produtos.



A marca surgiu ano passado em São Paulo, com cinco sabores de sorvetes fabricados com as cervejas da Cervejaria Nacionalbrewpub localizado em Pinheiros. Os sorvetes utilizam ingredientes de qualidade, insumos importados, não usam gordura hidrogenada e a maior dificuldade é encontrar o ponto certo de cremosidade e congelabilidade, por causa do álcool. Atualmente contam com mais três sabores, num total de oito tipos de sorvetes, que passaram recentemente por uma nova identificação visual. Os sorvetes podem ser encontrados nos principais bares especializados em cervejas artesanais de São Paulo, totalizando 35 estabelecimentos comerciais.

Os criadores da marca são os sócios Tulio Rodrigues e Robson Rehem. Eles também são os responsáveis pela Beer Academy, instituição especializada no universo da cerveja; pelo Brewer Chef, variedade de molhos que utiliza como ingrediente os insumos de cerveja, como malte e lúpulo; e pelas novidades que ainda serão lançadas dentro em breve: snacks com cerveja e uma linha de azeites do tipo extra virgem, inspirada nas Escolas Cervejeiras.



O propósito da iniciativa de colocar a cerveja como ingrediente na gastronomia – ou como dizem os sócios, “brincar com cerveja fora da garrafa” – partiu da vontade em atrair o consumidor comum, aquele que não é um aficionado por cervejas artesanais, mas que tem a curiosidade em experimentar produtos inovadores. E esses produtos funcionam como uma porta de entrada para esses consumidores adentrarem com mais paixão no mundo das cervejas artesanais.

Para o Rio de Janeiro trouxeram com exclusividade a linha de picolés da marca, que também são feitos com cerveja artesanal. Os rótulos escolhidos foram os da Therezópolis, que são fabricadas na Vila St. Gallen, em Teresópolis. A responsabilidade pela fabricação dos picolés ficou a cargo da empresa Sorveteria Sol a Sol, que fica em Niterói.

Os sabores dos picolés com cerveja são: Laranja com Weissbier, Doce de Leite com IPA, Chocolate Belga com Dunkel, Gianduia com Bock e Damasco com Pilsen – vale citar que não são recomendados para menores de 18 anos, uma vez que contém álcool. Para o futuro já estão planejando uma parceria com a 2Cabeças – cervejaria cigana do Rio de Janeiro – na elaboração de picolés com as cervejas MaracujIPA e Saison à Trois – cerveja feita de forma colaborativa com a Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto.



A festa de lançamento dos picolés da Craft Beer Ice Cream foi ontem, no Delirium Café – bar localizado em Ipanema. Provei todos os sabores e o meu preferido foi o de Doce de Leite com IPA. O início da mordida é bem doce, em seguida vem o amargor da cerveja que consegue amenizar o dulçor, criando uma curiosa mistura de sabores e sensações. Os demais picolés também são muito saborosos e as escolhas dos estilos para harmonizar foram certeiras. E utilizando um termo comum na cerveja, é correto afirmar que os picolés são de alta drinkability, não dá vontade de parar de experimentar. São bem refrescantes e com a vantagem de te deixar mais alegre.


O Gustavo Renhasommelier de cervejas e consultor da área – é um dos parceiros do Rio que vai ajudar na introdução da marca, e o Marcelo Ludovice é o representante comercial no Rio. A partir de hoje os picolés estarão disponíveis nas praias cariocas, como Copacabana, Leblon e Ipanema, e no bar Delirium Café. Dentro em breve estarão nos demais bares especializados em cervejas artesanais do Rio de Janeiro. 

Os estabelecimentos que estiverem interessados em comercializar a marca – que também oferece estrutura de freezer, isopor e divulgação – podem entrar em contato pelo e-mail ludo@sorvetecomcerveja.com.br

E abaixo seguem algumas fotos da festa de ontem:

Gustavo Renha, Robson Rehem, Marcelo Ludovice e Tulio Rodrigues
foto: Monique Marins

Empresários, blogueiros e convidados para o lançamento da Craft Beer Ice Cream, no Delirium Café
foto: Monique Marins

Craft Beer Ice Cream Doce de Leite com IPA e Therezópolis Jade, cerveja utilizada na fabricação do picolé


2 comentários: