Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2015

EATALY SP + ACADEMIA BARBANTE – Inauguração da cervejaria artesanal

Terça-feira passada estive em mais um belo evento cervejeiro paulistano, dessa vez prestigiando a inauguração da cervejaria artesanal do Eataly São Paulo, localizada no segundo andar do complexo gastronômico mundial, junto ao Brace Bar & Griglia, numa parceria com a Academia Barbante de Cerveja

A primeira brassagem oficial ocorreu durante o evento, das mãos de Kátia Jorge e Vinícius Cabral, cervejeiros oficiais da Barbante, e colaboração especial do mestre cervejeiro Teo Musso (Birra Baladin, Itália), figura que já esteve presente no Brasil outras vezes.

Teo Musso (à direita)


A receita tem como base uma Witbier tradicional (sementes de coentro e cascas de limão), com lúpulo Hallertau Mittelfrüh, e um “dry spicing” final com raízes de genciana e alcaçuz, trazidas por Musso direto da Itália. A cerveja, que irá contar com 15 IBU e 6% de ABV, ganhou o nome de Prima Vera e estará disponível nas torneiras do espaço em aproximadamente 20 dias.

Durante o evento foram servidas duas cervejas que já haviam sido produzidas pela Academia Barbante: uma Weizenbier de coloração dourada, ligeiramente seca e com alto drinkability, e uma India Pale Ale também bastante aromática.



No discurso de inauguração, Marcelo Stein (Bier & Wein Importadora e Academia Barbante) reiterou seu compromisso com a produção cervejeira brasileira falando sobre a importância de espaços como aquele para difusão da cultura, incluindo dados recebidos em release prévio: “Privilegiaremos o uso de ingredientes de nossa terra e produções colaborativas, criando uma forte ligação com a gastronomia e incentivando a cultura cervejeira. Nossa intenção é termos sempre de 3 a 4 estilos diferentes disponíveis por lá”.

Marcelo Stein (com microfone)


As cervejas produzidas no espaço serão servidas nos sete pontos de chope espalhados pelo Eataly, junto com a Paulistânia e outros chopes de micro-cervejarias nacionais convidadas.

Sobre o Eataly (Release)
O Eataly é o maior mercado da gastronomia e produtos artesanais do mundo e tem como um dos seus pilares o estímulo ao aprendizado e vivência de tudo o que essa cultura tem a oferecer. Uma preocupação que caminha de mãos dadas com os princípios do trabalho da Academia Barbante: reunir, aprimorar e disseminar conhecimento sobre o universo cervejeiro. O casamento perfeito entre duas marcas que primam pela educação gastronômica.

Eataly São Paulo


---
Postagem e fotos:
BRUNO SIQUEIRA
Sommelier de Cervejas
Mestre em Estilos de Cervejas

2 comentários:

  1. Boa cobertura, parabéns. Tem uma notinha no Globo de hoje( anselmo gois) que dá conta que já estão procurando locação no RJ pra abrir uma filial por aqui! Vamos torcer... abrc

    ResponderExcluir