Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

CERVEJEIRO NA COZINHA 3 – Churros

Demorou um pouco, mas finalmente estou de volta com o “Cervejeiro na Cozinha”. Para a terceira receita da série escolhi uma sobremesa que fez parte da infância da grande maioria dos cervejeiros: churros. E o melhor, com a cerveja entrando como ingrediente na receita.



Ingredientes:

MASSA:
250ml cerveja
50g manteiga
165g farinha de trigo (1 xícara)
1 pitada de sal
Óleo para fritar
Açúcar e canela para empanar

COBERTURA:
200g chocolate meio amargo
75g creme de leite fresco
50ml leite
1 colher de chá de curry
½ pimenta dedo de moça

Comece pela massa. Coloque a cerveja em uma panela em fogo médio até que ela reduza para aproximadamente 200ml. Depois adicione o sal e a manteiga até que esteja totalmente derretida.

Recomendo o uso de uma cerveja com pouco amargor. No meu caso usei a Schneider Weisse TAP 6 Aventinus - uma clássica cerveja do estilo Weizen Doppelbock.



Junte a farinha toda de uma vez, desligue o fogo e mexa até homogeneizar.

Coloque a massa em um saco de confeitar com ponta de “estrela” e deixe resfriar na geladeira ou congelador, enquanto prepara a cobertura.







Para a cobertura, junte o leite, creme de leite, curry, pimenta e leve ao fogo até levantar fervura. Fique a vontade para ajustar as quantidades de curry e pimenta. Pique o chocolate em pedaços pequenos. Despeje os líquidos através de uma peneira sobre o chocolate e mexa até homogeneizar. Mantenha aquecido.

Aqueça o óleo para fritar os churros. Vale a dica do palito de fósforo: coloque um palito de fósforo no óleo, quando acender estará na temperatura certa para a fritura.



Para cortar a massa você pode usar uma tesoura ou a ponta dos dedos. Cuidado apenas na hora da massa cair no óleo quente para não respingar.

Ao retirar os churros da fritura coloque em papel toalha para que absorva todo o excesso de óleo, e passe na mistura de açúcar e canela.

Arrume os churros em um recipiente alto, um copo do tipo pint funciona perfeitamente. Coloque a cobertura de chocolate ao lado e pronto! Sirva a todos os presentes.



---

Postagem e fotos:
LEANDRO NOEL
Cervejeiro caseiro e amante da culinária



Nenhum comentário:

Postar um comentário