Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

GOOSE ISLAND SOFIE - Desembarca no Brasil o terceiro rótulo da cervejaria de Chicago

Essa semana foi o lançamento oficial da Goose Island Sofie, o terceiro rótulo da cervejaria de Chicago a aportar no Brasil.

Sofie é uma cerveja do estilo Belgian Saison/Farmhouse Ale, produzida com um blend de 80% de uma Saison fresca e 20% de uma Saison maturada em barril de vinho tinto com cascas de laranja.



Os barris utilizados na fabricação são lavados antes de receber a cerveja, para não pegar o perfil do vinho tinto. Já as cascas de laranja são adicionadas para a frutose contida na fruta ajudar na refermentação dentro do barril.

A opção de usar barril de madeira é porque o Brettanomyces funciona melhor nele do que num maturador comum.




O blog esteve presente cobrindo o evento de lançamento na ICI Brasserie, onde foi servido um jantar harmonizado com cervejas da Goose Island.

As harmonizações foram feitas pela sommelière da casa, Carolina Oda, com a sommelière convidada, Gabriela Monteleone, do restaurante D.O.M. Os pratos foram assinados pelo chef da ICI, Marcelo Tanus.



O jantar começou com uma tábua de frios (plateau de charcuterie), harmonizado com a Goose Island IPA.

Depois foi o carpaccio de portobelo trufado com brie empanado, com a cerveja Honkers Ale.





A estrela da noite foi servida em dois momentos: harmonizando com o prato principal, blanquette de veau, e com a sobremesa torta de queijo de cabra com chocolate branco e frutas frescas.

Goose Island Sofie possui aroma cítrico (frutas brancas?), com notas vinificadas e de brettanomyces. Acidez equilibrada na boca e sabor alinhado com aroma. Corpo médio com carbonatação viva.


Maiores informações:
Site da Goose Island
Site do Empório da Cerveja

---
Postagem e fotos:
BRUNO SIQUEIRA
Sommelier de Cervejas
Mestre em Estilos de Cervejas

Nenhum comentário:

Postar um comentário