Páginas

terça-feira, 15 de março de 2016

3º CAMPEONATO BRASILEIRO DE SOMMELIER DE CERVEJAS — Desafie-se!

“Desafie-se!”. É com essa frase que o Instituto da Cerveja Brasil vem divulgar o 3º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas. O tema não poderia ter sido mais feliz, pois a motivação para participar do campeonato não deve ser reduzida apenas a sagrar-se o campeão ou em ganhar uma premiação (concordamos que é tentadora a viagem para os Estados Unidos), mas principalmente na oportunidade em se desafiar, se testar e ver em quais aspectos é preciso melhorar para crescer na profissão.



Eu me desafiei em 2014, na 1ª edição do campeonato. Dentre 100 competidores, saí com a 19ª colocação. Na 2ª edição eu me desafiei novamente, mas me preparei mais. Li de cabo a rabo as apostilas de sommelier de cervejas e a de mestre em estilos, além de ler toda literatura e publicação especializada que encontrava pela frente.

Pratiquei bastante o “hora-copo”, bebi os mais variados estilos de cervejas, principalmente os rótulos que são considerados referências por guias de estilos. Os testes cegos foram muito importantes para o aprendizado. Alguns foram às cegas mesmo, pois eventualmente eu degustava a cerveja com os olhos vendados.




Eu não saí do campeonato como o melhor sommelier do Brasil. Saí com um título provisório, de uma competição em que me destaquei NAQUELE momento, dentre AQUELES competidores. E fui sem a pretensão de sair campeão. Meu objetivo era ficar entre os 25 melhores e, com isso, conseguir uma vaga no campeonato mundial. Inesperadamente saí de lá como o campeão brasileiro de 2015.

Portanto você, sommelier ou sommelière, faça a sua história: desafie-se também!



As informações completas sobre o 3º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas, do Instituto da Cerveja Brasil, podem ser tiradas no link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário